A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA O SUCESSO E A LONGEVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

Paula Cristina de Moura Fernandes, Guilherme Marques Porto

Resumo


Este artigo viabilizou um estudo dos índices do empreendedorismo nos últimos dez anos, por meio de dados disponibilizados pelo SEBRAE, pelo IBGE e afins. O estudo teve como objetivo analisar a importância do plano de negócio para a longevidade das organizações. Foram analisados dados que relacionam os tipos de varejo, de gênero, de idade dos empreendedores e a proporção de empreendedores que buscam algum tipo de conhecimento e apoio para iniciar seu empreendimento. A pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico e documental, para tal recorte, foram utilizados relatórios disponibilizados dos últimos dez anos dos órgãos supracitados, entre outros autores utilizados que sofreram revisão bibliográfica prévia. Alcançaram-se informações que possibilitaram entender melhor os tipos de empreendedores e como eles se comportam na economia. Concluiu-se que empreendedores que buscam conhecimento e que executam o plano de negócios tendem a ter sucesso no mercado, acompanhados pelo grande crescimento do gênero feminino nos índices do empreendedorismo.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Plano de Negócios; SEBRAE

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p259-269.2017

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