DISCLOSURE AMBIENTAL E RENTABILIDADE: UM ESTUDO COM EMPRESAS DO SETOR DE ELETRODOMÉSTICOS LISTADAS NA BOVESPA

Pedro Arthur Rodrigues Figueiredo, Liana Holanda Nepomuceno Nobre, Fábio Chaves Nobre, Elisabete Stradiotto Siqueira, Álvaro Fabiano Pereira de Macêdo

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar seis empresas no ramo de eletrodomésticos listadas na BOVESPA com o intuito de identificar se elas trabalham a evidenciação ambiental e se este fator está ligado à sua rentabilidade. Para responder a tal pergunta, utilizou-se como metodologia a pesquisa do tipo descritiva, apresentando dados secundários das empresas de capital aberto no período de 2010 a 2014, do setor de área de eletrodomésticos. Foram selecionadas seis empresas: Brasmotor, IGB Eletrônica, Magazine Luiza, Springer, Via Varejo e Whirlpool, classificadas no setor de atuação pela BOVESPA. Como resultado, entendeu-se que, entre as seis empresas pesquisadas, não há relações significativas entre a evidenciação ambiental e sua rentabilidade, tendo em vista que algumas empresas que não publicaram dados ambientais tiveram rendimentos significativos. Conclui-se que não há uma necessidade de que as empresas divulguem informações mais precisas sobre o meio ambiente, tendo em vista que isso não influi em sua rentabilidade.

Palavras-chave


Evidenciação ambiental; Disclosure; Meio ambiente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p159-176.2017

Direitos autorais 2017 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.