Produtos naturais de origem vegetal como ferramentas alternativas para o controle larvário de Aedes aegypti e Aedes albopictus

Glautemberg de Almeida Viana, Caroline de Goes Sampaio, Victor Emanuel Pessoa Martins

Resumo


Introdução: Aedes aegypti e Aedes albopictus são os principais vetores dos vírus Dengue, Zika e Chikungunya. Extratos vegetais e óleos essenciais vêm sendo utilizados em pesquisas como alternativas aos inseticidas sintéticos tradicionalmente utilizados nos programas de controle dessas doenças. Métodos: de julho a novembro de 2017, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados entre os anos 2000 e 2016 nas bases de dados Scielo, Science Direct e Scopus. Foram utilizados os descritores controlados “culicidae”, “óleos essenciais” e “extratos vegetais” com interposição do operador boleano “AND”. Resultados: inicialmente, foram obtidos 239 artigos. Dezesseis artigos – cinco apareciam em mais de uma base de dados e 11, cujos conteúdos não estavam disponíveis na íntegra, foram excluídos. Dos 223 artigos resultantes, 112 foram excluídos por contemplarem outras espécies de culicídeos (63) e pela não realização de ensaio larvicida (49). Dos 111 artigos restantes, 42 não apresentavam valores referentes à CL50, resultando em 69 artigos cujos conteúdos foram analisados. Foram identificadas 219 espécies vegetais, pertencentes a 43 famílias botânicas, com destaque para Lamiaceae, Myrtaceae, Rutaceae, Cupressaceae, Asteraceae, Pinaceae e Lauraceae. Os óleos essenciais foram os produtos vegetais mais amplamente testados contra Ae. aegypti (158) e Ae. albopictus (43), bem como os que exibiram maior eficiência na mortalidade das larvas (CL50 < 100ppm). Conclusões: a busca por novas estratégias de controle de insetos vetores de patógenos que substituam os inseticidas sintéticos tradicionalmente utilizados vem ganhando destaque. Extratos vegetais e óleos essenciais com efeito larvicida significativo constituem promissoras alternativas ao controle de doenças transmitidas por esses artrópodes.

Palavras-chave


Produtos naturais; Atividade larvicida; Aedes aegypti; Aedes albopictus

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i4.2079.p449-462.2018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.