Diagnóstico e tratamento de lesões não cariosas: a visão do cirurgião-dentista do sistema público de saúde

Vanessa Savastano de Cerqueira Rêgo Ribeiro, Emanoel Lima de Almeida, Isabelly de Carvalho Leal, Davi Oliveira Bizerril, Maria Vieira de Lima Saintrain, Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira, Vanara Florêncio Passos

Resumo


Introdução: as lesões dentárias não cariosas apresentam etiologia multifatorial e, caracterizam-se por ocasionar desgastes irreversíveis na estrutura dentária, sem envolvimento de microrganismos, podendo ser diagnosticadas como erosão (de origem intrínseca ou extrínseca), abfração, atrição ou abrasão. Objetivo: analisar o conhecimento de cirurgiões-dentistas a respeito do diagnóstico e do tratamento dos diferentes tipos de lesões dentárias não cariosas. Métodos: realizou-se estudo observacional, descritivo, de natureza quantitativa, utilizando-se, como instrumento de coleta de informações, um questionário semiestruturado aplicado em cirurgiões-dentistas do município de Fortaleza-CE. Os resultados foram analisados de forma descritiva e foi utilizado o teste de Qui-Quadrado com nível de significância de 5%. Resultados: verificaram-se, entre os cirurgiões-dentistas, os seguintes percentuais de acerto referentes às lesões de abfração, abrasão, atrição, erosão de origem extrínseca, erosão de origem intrínseca e erosão de origem extrínseca associada à abrasão, respectivamente: 51,97%, 20,60%, 78,43%, 81,37%, 71,57% e 7,84%. Observou-se, também, associação estatisticamente significante positiva entre o conhecimento dos profissionais a respeito de lesões de abfração e atrição e o tempo de formado. Conclusão: embora grande parte dos profissionais tenham sido capazes de identificar um plano de tratamento adequado para os casos propostos em questão, o diagnóstico das lesões não cariosas não foi preciso, exceto quando se tratou de erosão de origem intrínseca ou extrínseca e atrição que obtiveram percentual de acertos acima de 70%.


Palavras-chave


Abrasão Dentária; Erosão Dentária; Atrito Dentário

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i2.2324.p204-210.2019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.