Avaliação do conhecimento das famílias sobre a higienização bucal e o uso domiciliar de fluoretos em crianças de uma faculdade particular do Espírito Santo

Ive Barteli Camatta, Carolina Steiner-Oliveira

Resumo


Introdução:  cárie dentária é um problema de saúde pública e compromete a qualidade de vida dos indivíduos. O uso de dentifrícios fluoretados associado à escovação mecânica vem sendo bastante estudado como controle da doença. O objetivo, deste estudo, foi avaliar o conhecimento dos pais e/ou responsáveis por crianças frequentadoras da Clínica Odontológica da Faculdade Faesa (ES), sobre a higienização bucal e o uso de dentifrício fluoretado. Métodos: foram analisados 46 questionários, contendo 12 questões objetivas. Resultados: a análise estatística descritiva dos dados demonstrou que 78,3% das crianças utilizavam dentifrício fluoretado, 93,5% dos pais não sabiam a concentração de fluoreto presente no creme dental das crianças, desconheciam o momento para se introduzir o dentifrício fluoretado; 60,9% dos pais não sabiam o que poderia ocorrer a partir da ingestão do dentifrício fluoretado e 71,4% responderam que a função do fluoreto era prevenir a cárie. Para 50,0% das famílias, a introdução do creme dental fluoretado foi apenas a partir do segundo ano de vida e apenas 4,4% sabiam que as lesões de cárie se iniciam pela presença de uma mancha branca. Conclusão: pais e/ou responsáveis possuem conhecimento sobre a função do fluoreto, a quantidade de dentifrício que deve ser utilizada em cada faixa etária; porém, desconhecem a concentração de fluoreto presente no creme dental, não sabem o momento correto para introduzir o dentifrício fluoretado ou os riscos de desenvolvimento de fluorose dentária.


Palavras-chave


Cárie dentária; Dentifrício; Fluoreto

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i2.2503.p166-171.2019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.